Acupuntura em cães e gatos
- Débora Cardoso
- 31 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2023
Desenvolvida há mais de 5.000 anos, a acupuntura também pode ser realizada em animais como tratamento para diversas patologias, trazendo qualidade de vida para nossos pets, muitas vezes considerados filhos de quatro patas.
Sendo uma medicina integrativa, seu principal objetivo é reduzir, ou até mesmo, abolir o uso de antiinflamatórios, antibióticos, anticonvulsivos, etc.

O tratamento é realizado através do estímulo de pontos específicos localizados no corpo do paciente. Cada ponto é rico em terminações nervosas, fazendo que tais estímulos tenham efeitos variados, como a analgesia ou a ativação do sistema imune e de substâncias anti-inflamatórias e hormonais, por exemplo.
A forma clássica de se fazer os estímulos é pela inserção de agulhas. Porém existem outros métodos, como por exemplo laser (para aqueles animais que não aceitam a agulha), moxa, punção, massagem ou eletroacupuntura.

Além disso, as técnicas acima podem ser associadas à outras, como a dietoterapia e fitoterapia.
O tratamento realizado com a acupuntura é 100% individualizado, ou seja, o tratamento que funcionou para determinado paciente, não vai necessariamente funcionar para outro simplesmente por terem os mesmos sintomas.
O diagnóstico é baseado na anamnese realizada junto ao tutor, manifestações clínicas do paciente, e a palpação de alguns pontos de diagnóstico.
Sendo assim, o médico estabelecerá onde está o desequilíbrio energético do paciente e assim adotar os melhores pontos, e as diversas formas de tratamento dentro da acupuntura.
A acupuntura trata o paciente de forma holística, como um todo, e esse é seu maior diferencial. Diferentemente das formas “tradicionais” de medicina que focam na doença, a acupuntura visa a saúde e o bem estar dos pacientes.
Dra. Cristiane Subira - especialista em acupuntura veterinária

Comentários