Minimizando o estresse dos nossos gatos a caminho da consulta veterinária
- Débora Cardoso
- 17 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2023
Não é raro, nós tutores, ficarmos super nervosos no momento em que levamos nossos queridos filhotes felinos ao veterinário, seja para consultas, vacinas ou exames. Eles sempre ficam tensos, e nós também rsrs...
Como sabemos, nossos felinos são territoriais, eles odeiam novidade, o que eles gostam na verdade, é de rotina. Acorda, mia, dorme, come, toma água, dorme, brinca, dorme, levanta a cabeça pra olhar pra nós e dorme rsrs... Assim é a vida do gato.
Andar por território desconhecido, encontrar um ser que ele nunca viu na vida, sentir outros cheiros, ouvir barulhos, tudo isso é muito estressante. Não é raro durante o caminho mesmo, os nossos filhotes defecarem e urinar na caixa de transporte a caminho do vet. Pensando em todo esse desconforto, veterinários especialistas desenvolveram técnicas capazes de minimizar o estresse na hora do transporte.

Se liga nas dicas e siga-as, depois me conte como foi sua experiência.
1 - Primeiro é necessário uma caixa de transporte segura, para que seu gato se sinta protegido durante o transporte e que não haja possibilidade de fuga. Eu gosto daquelas caixas de transportes que abrem por cima, assim, durante a consulta ele nem precisa sair da caixa.
2 - Ideal colocar algum objeto com o cheiro do felino, vale uma manta, um brinquedo.
3 - Seja precavido e coloque uma fralda, se por acaso ele defecar ou urinar por estresse, fica mais fácil para limpar. Sempre leva uma fralda extra.
4 - Existem produtos que auxiliam como um calmante, são substâncias odoríferas (feromônios) liberadas por eles, mas de forma sintética, esse produtos são importados e você encontra nos melhores pet shops. Espirre na caixa de transporte 20 a 15 minutos antes de coloca-los na caixa.
5 - Cubra a caixa com uma manta ou tecido quando entrar no pet, dessa forma, ele não vai ter contato visual com outros pets, tipo um cachorro que vá cheirar a caixa por curiosidade.
6 - Jamais coloque a caixa no chão, gatos gostam de ficar empoleirados, olhar de cima, ainda mais em um ambiente com outros animais. No momento da espera, coloque a caixa no colo ou na cadeira ao lado. Mas lembre-se, caixa coberta.
7 - Mantenha-se calmo, seu nervosismo pode passar para o gato, fique sereno e transmita calma para seu felino.
MV Cristiane Subira

Comentários